Estão abertas até sábado (25), as inscrições para o evento “Palavras Brincantes”, que ocorre nos dias 27 e 28 de fevereiro e 01 de março no Espaço Multiuso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ao todo, serão oferecidas 13 vagas e a inscrição deve ser feita pelo site. A atividade interdisciplinar disponibilizará oficinas de Teatro do Oprimido e contação de histórias, refletindo sobre as possibilidades e o impacto social e terapêutico do teatro junto a não-atores e pessoas que apresentam condições que produzem diversidade comunicativa, como a gagueira.
A professora organizadora do “Palavras Brincantes” é Lenisa Brandão, do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ela também coordena o projeto “Brincar de Viver”, que oferece encontros remotos de contação de histórias, palhaçaria e dança para participantes idosos.
A organização do evento está sendo feita em conjunto por um grupo de professores e alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Artes Cênicas e Letras e foi premiada com o financiamento internacional do Atlantic Institute, projeto que visa enfrentar as desigualdades persistentes em todo o mundo por meio de ação coletiva e liderança. O apoio permitiu a vinda de três pesquisadores externos: o terapeuta do teatro sul-africano Vonder (Sibusiso) Fihlani; o ator e ativista tailandês Sornchai Chatwiriyachai; e a atriz e psicanalista Kelly Cristina Fernandes, pesquisadora que trabalhou com Augusto Boal (fundador do Teatro do Oprimido).
O evento é gratuito, aberto para toda a comunidade e não há restrição de idade. O convite é feito em especial às pessoas que possuem algum distúrbio de linguagem.
O QUE É TEATRO DO OPRIMIDO?
Teatro do Oprimido (TO) é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Os seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade por meio do diálogo e do teatro. Ao mesmo tempo, traz uma nova técnica para a preparação dos atores. O objetivo do TO é criar condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e, assim, amplie suas possibilidades de expressão. Além de estabelecer uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.
* Com informações da Agência de Notícias da UFSM